No mês de dezembro, os encontros e as festas são momentos importantes para reunir a família e encontrar os amigos. Na maioria das vezes, essas ocasiões acontecem em torno de muita comida e bebida.
Nos dias festivos podemos aproveitar os alimentos com mais liberdade, mas é necessário que os pacientes renais crônicos tenham moderação ao consumir alimentos ricos em potássio em excesso, que são muito comuns nesta época.
Veja os alimentos ricos em potássio que são mais consumidos no fim de ano e que necessitam de moderação:
– Frutas cristalizadas e preparações que contenha. Exemplo: panetone
– Caldas de compotas de frutas. Exemplo: abacaxi, pêssego, etc.
– Frutas secas: coco, uva passa, ameixa seca, damasco.
– Oleaginosas: nozes, avelã, amendoim, amêndoa, castanhas.
– Grãos: caldo de lentilha, caldo de feijão.
– Chocolate e doces feitos com chocolate. Exemplo: Chocotone, bolos e mousses de feitos com chocolate.
– Água de côco, caldo de cana.
– Açúcar mascavo, açúcar demerara, melado e rapadura.
– Frutas: uva, abacate, banana prata, banana nanica, figo, fruta do conde, goiaba, jaca, kiwi, laranjas, mamão formosa, maracujá, melão, mexerica ou tangerina, nectarina.
– Vinhos e espumantes.
Se as frutas forem consumidas sob a forma de suco, a concentração de potássio será maior, além de ser líquido, ou seja, você não deve abusar na quantidade consumida.
Atenção diabéticos!
Os pacientes renais diabéticos, além de seguir as orientações acima devem controlar e/ou reduzir o consumo de carboidratos simples, encontrado especialmente em açúcares, farinhas em geral e alimentos industrializados com adição de açúcar, como refrigerantes, chocolates, sorvetes, frutas em calda, tortas, etc.
Transplantados: cuidado com a contaminação
O principal cuidado dos transplantados com relação à alimentação nas festas de fim de ano é o cuidado com a contaminação dos produtos. Conheça e escolha o local onde irá comprar os alimentos, o armazenamento e a exposição fora da refrigeração, como as maioneses.
Dica para tempero
Uma ótima dica para substituir o sal no tempero dos pratos é optar pelos temperos naturais, como alho, cebola, salsinha, cebolinha, manjericão, tomilho, limão, páprica, pimenta, entre tantos outros.
> Assista ao vídeo com a receita do Sal de Ervas. Clique aqui!
Desejo um Feliz Natal a todos, aproveitem com alegria e moderação!
Por
Tatiana Stela Krüger
Nutricionista da Fundação Pró-Rim (CRN 10 – 1049)
17/12/2018