A partir da indicação de emendas parlamentares da senadora Kátia Abreu (R$250 mil) e do ex-senador Vicentinho (R$300 mil), ambos do Estado do Tocantins, a Fundação Pró-Rim adquiriu nove novas máquinas de hemodiálise. Os equipamentos foram entregues oficialmente ontem e serão instalados esta semana na Unidade de Palmas (TO), em benefício dos pacientes renais.
Na solenidade de entrega das máquinas a senadora Kátia Abreu enfatizou que “é uma honra ajudar uma instituição como a Pró-Rim, que presta um brilhante serviço à população do Tocantins, tudo pelo Sistema Único de Saúde”. Segundo a senadora, durante o seu mandato, vai ajudar a Pró-Rim não só na aquisição de máquinas, mas também com custeio.
O ex-senador Vicentinho foi representado pelo seu filho o deputado federal Vicentinho Júnior. Segundo ele, o evento significou o melhor legado do pai. “Estou impressionado com tudo o que vi na Fundação Pró-Rim, desde a limpeza a organização e a humanização do tratamento. O trabalho feito aqui é fundamental para salvar vidas. Estes recursos foram muito bem direcionados”, atestou o deputado.
O presidente da Fundação Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira agradeceu aos senadores pelo direcionamento dos recursos. Segundo ele, estas novas máquinas de alta tecnologia, garantem mais segurança aos pacientes renais. Para o médico “cada máquina mantém em média três vidas por dia. No final de um ano a Pró-Rim salva 1.095 vidas (número de sessões) com apenas uma máquina para tratamento de hemodiálise”.