Em 1999, ficou estabelecida a definição da fibra alimentar como sendo “a parte remanescente da porção comestível que são resistentes à digestão e à absorção no intestino delgado humano, com fermentação completa ou parcial no intestino grosso.
A fibra alimentar promove, ao ser humano, efeitos fisiológicos benéficos, como os laxativos, diminuição dos níveis de colesterol e da glicose no sangue”. Enquanto uma dieta sem gorduras pode diminuir os níveis de colesterol sérico de 5 a 10%, o uso de alimentos ricos em fibra solúvel, como farelo de aveia podem produzir uma diminuição de 20 a 30%, devendo ser incluídos em dietas de pacientes com colesterol elevado no sangue.
Então, as fibras alimentares podem ser divididas em duas categorias: fibra solúvel e fibra insolúvel, com base nas suas propriedades físicas (capacidade de retenção, absorção de água) e funções fisiológicas.
A influência das fibras solúveis do farelo de aveia no trato alimentar está relacionada à sua habilidade de reter água e formar géis e também ao seu papel como substrato para fermentação de bactérias da flora intestinal.
Em alguns relatos, verifica-se que fibras solúveis têm importante papel de diminuir o colesterol e deveriam ser consideradas como parte no controle dietético do colesterol elevado no sangue. A ingestão diária de fibra deve seguir a proporção fibra insolúvel: fibra solúvel de 3:1.
O farelo de aveia, obtido da moagem do grão de aveia, tornou-se nos últimos tempos objeto de estudos mais aprofundados em função de suas propriedades funcionais e benefícios à saúde humana, por auxiliar na redução dos níveis de colesterol do sangue, além de fornecer a fibra, proteína calorias e quantidades consideráveis de vitaminas e minerais.
O farelo de aveia é constituído por 1,2% de fibra bruta, 9,7% de fibra alimentar total, sendo 3,5% constituídos por fibras solúveis e 6,2% por fibras insolúveis. Vários estudos têm comprovado a eficiência do farelo de aveia na prevenção e tratamento das doenças do coração, visto que após oferecerem uma suplementação com farelo de aveia para oito homens com níveis de colesterol elevados no sangue por dez dias, verificaram redução de 13% nos níveis de colesterol total e de 14% nos níveis de colesterol LDL, enquanto que os níveis de colesterol HDL permaneceram constantes.
Portanto, a concentração de fibra solúvel no grão de aveia é relativamente maior quando comparada com os demais cereais e pode ser considerado um produto que contribui para o bom funcionamento intestinal, auxilia na perda de peso e potencializa a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.
Por Márcia Renata Dávila
Nutricionista – FPR Palmas -TO CRN – 5090