
As equipes da Fundação Pró-Rim realizaram em suas cidades de atuação, ações de orientação e prevenção à doença renal. Os eventos presenciais atingiram pessoas nos estados de Santa Catarina e Tocantins. Confira mais informações e fotos das ações.
Com o tema “Saúde dos Rins para Todos: Educando sobre a Doença Renal”, o Dia Mundial do Rim foi comemorado ao longo destas duas semanas com diversas ações de prevenção realizadas pelas unidades da Fundação Pró-Rim. A campanha de 2022 tem como objetivo disseminar as informações sobre a doença renal para os profissionais de saúde e a população em geral, focando na prevenção, diagnóstico precoce e do tratamento. As ações promovidas pela instituição atingiram mais de mil pessoas.
-Entenda o que é e como surge a Doença Renal Crônica neste link aqui.
Orientações e exames para população
Em Joinville (SC), a ação ocorreu no Dia Mundial do Rim (10/03) com a equipe da Pró-Rim presente no Shopping Mueller realizando orientações sobre a prevenção à doença renal, aferição de pressão arterial, além do teste de glicemia capilar e cadastro para o exame de creatinina, oferecidos pelo laboratório Proll Med. Foram atendidas mais de 300 pessoas ao longo do dia. A ação também contou com a participação da Liga Acadêmica de Nefrologia (LANF), da Univille, e de alunos e professores do Instituto Pró-Rim de Educação e Pesquisa em Saúde (IPREPS).
Prevenção focada na mulher
No município de São Bento do Sul (SC), os profissionais da unidade de diálise participaram do evento “Semana da Mulher”, promovido pela Unicesumar – SBS. No dia 09/03, a enfermeira nefrologista Margarete Terezinha Thol, responsável técnica da unidade, ministrou a palestra “Saúde Renal da Mulher” para um público de aproximadamente 100 pessoas, levando orientações de prevenção à doença renal para o público feminino.
Simpósio com especialistas em nefrologia
No dia 12 de março, a cidade de Mafra (SC) foi sede do 1º Simpósio de Nefrologia do Planalto Norte Catarinense. O evento, promovido pela Pró-Rim em parceria com o Centro de Tratamento de Doenças Renais (CTDR) de Mafra e a Universidade do Contestado (UNC), teve a participação de especialistas na área de nefrologia abordando temas como nutrição, cuidados paliativos, atuação clínica e novas tecnologias. Participaram do simpósio 120 pessoas, entre acadêmicos e profissionais da saúde.
Supermercado em Jaraguá do Sul recebeu a campanha
A equipe da unidade de Jaraguá do Sul esteve presente no supermercado Komprão Koch Atacadista realizando o atendimento do público com orientações e aferição de pressão arterial. Foram realizados cerca de 200 atendimentos durante a ação. O mascote Rinzito também marcou presença no evento e alegrou as crianças e adultos.
Orientações para familiares e a comunidade de Palmas (TO)
Na unidade de Palmas (TO), a equipe fez uma blitz na entrada da clínica abordando pacientes, colaboradores, familiares, acompanhantes e pedestres, com aferição de pressão arterial, orientações e distribuição de material informativo sobre a doença renal. Foram impactadas com a ação mais de 150 pessoas.
Pacientes receberam atendimento multidisciplinar
A equipe de Mafra (SC) realizou também uma ação na cidade vizinha de Rio Negro (PR). No dia 18/03, a comunidade recebeu atendimento multidisciplinar e orientações de profissionais e acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Farmácia. A ação foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação Pró-Rim e a Universidade do Contestado. Foram atendidos cerca de 30 pacientes ao longo do dia.
Campanha nas mídias e na imprensa
Além disso, a Pró-Rim disponibilizou conteúdos no site www.diamundialdorim.com.br e em suas redes sociais. Os profissionais da instituição também participaram de entrevistas nas rádios locais e a campanha foi divulgada na imprensa estadual.
A Fundação Pró-Rim agradece a parceria das empresas e instituições que contribuíram na realização da campanha, sendo estas Proll Med Laboratórios, Shopping Mueller, Komprão Koch Atacadista, Hospital São Vicente de Paulo, Anaclin – Laboratório de Análises Clínicas, Unicesumar, Universidade do Contestado, Unimed Riomafra, LANF, Prefeitura de Rio Negro, Centro de Tratamento de Doenças Renais (CTDR), e a organização pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Internacional Federation of Kidney Foundation (IFKF).