Dia 14 de março comemora-se o Dia Mundial do Rim. Para marcar a data, a Fundação Pró-Rim promove uma semana de atividades de prevenção com o tema “Pare de Agredir os seus Rins”.
Dentre as ações programadas estão: Campanha de Prevenção junto à população na Praça Nereu Ramos e Blitz da Saúde em ruas centrais (14/03); Ação educativa durante jogo JEC X Figueirense (17/03) e participação na reunião do Conselho da ACIJ com apresentação e palestra com o tema “Doença Renal, a Epidemia silenciosa” (18/03).
O Dia Mundial do Rim é uma campanha global de conscientização sobre a importância do rim na nossa saúde tentando reduzir a frequência e o impacto das doenças renais relacionadas e suas relações a outros problemas de saúde.
O Dia Mundial do Rim é uma iniciativa da Sociedade internacional de Nefrologia e da Federação Internacional das Fundações Renais. É realizada na segunda semana de março em mais de 100 países, em todos os continentes.
Objetivos da campanha:
– Aumentar a conscientização de que diabetes e pressão alta são as duas doenças mais importantes entre as causas de Doença Renal Crônica.
– Encorajar a busca sistematicamente da doença renal crônica em todos os pacientes com diabetes e hipertensão arterial.
– Encorajar o comportamento de prevenção.
– Educar todos os médicos e profissionais de saúde no seu importante papel em reduzir o risco de doença renal crônica, particularmente em populações de alto risco.
– Enfatizar a importância do papel das autoridades de saúde local e nacionalmente no controle da epidemia da doença renal crônica. As autoridades de saúde terão que administrar o alto e progressivo custo da epidemia mundial da doença renal crônica. No Dia Mundial do Rim todos os governos são encorajados a agir e investir na descoberta da doença renal crônica.
– Encorajar o transplante como a melhor opção para o tratamento da insuficiência renal e também encorajar a doação de órgãos como uma iniciativa salvadora de vidas.
– Se detectada precocemente a Doença Renal Crônica e suas principais causas (diabetes e hipertensão arterial), poderemos reduzir drasticamente mortes e deficiências pelas doenças que mais matam no mundo.
A hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares e doença renal crônica acometem pessoas em todo o mundo, razão de um esforço global para reduzir mortes, deficiências e complicações da associação dessas doenças. Por isso da existência do Dia Mundial do Rim.
Por: Dr. José Aluísio Vieira – Fundador da Fundação Pró-Rim – Médico Nefrologista CRM/SC 1.423