Nesta segunda-feira (26/07) comemora-se o Dia dos Avós. E para homenagear estas figuras tão importantes entre as gerações e que trazem a memória da família, compartilhamos a história de dona Francisca e seu neto Caio, paciente renal crônico. Uma relação materna em meio as lutas pela saúde do menino. Assim como muitos avós do mundo, ela abdicou de parte de sua vida para cuidar do neto.
Dona Francisca Iracy de Morais acompanha todas as sessões de diálise do neto Caio, de apenas 8 anos. Quando o menino teve que vir para Santa Catarina para continuar o tratamento, ela deixou sua casa no Piauí para zelar pelo neto. Caio já faz o tratamento renal há mais de 4 anos, sendo destes um pouco mais de um ano em Joinville (SC), e recentemente teve a boa notícia de entrar em lista do transplante.
-Você sabe como está a saúde renal do seu filho? Leia aqui.
Após a clínica onde Caio se tratava em Mato Grosso fechar, o pai do menino, José de Morais, encontrou a Pró-Rim pesquisando na Internet. Ele prontamente entrou em contato com a equipe de diálise peritoneal, tratamento que o menino fazia na época, e verificou a possibilidade de transferência para esta clínica. Depois de muitos ajustes, a família conseguiu a vaga para Caio, onde se encontra até hoje.
Com a mudança de Estado, a avó Francisca se prontificou a acompanhar o tratamento do menino. A rotina de tratamento não é fácil, ainda mais em meio a uma pandemia, como relata dona Francisca, que apesar de todas as dificuldades, financeiras inclusive, não perde as esperanças de uma vida melhor para o neto. “É muito triste ver meu neto tão novo já lutando por tudo isso. Nós sabemos que essa luta será para sempre, mas não perdemos a esperança. Deus prepara tudo no tempo certo”, compartilha a avó.
No alto dos seus 65 anos, ela ainda encontra forças para dar o melhor ao menino “Não é todo avô que se coloca no lugar de uma mãe, isso demonstra como é grande o meu amor por ele. O amor dos filhos cresce ainda com os netos”, fala emocionada sobre a relação maternal com Caio.
Agradecemos a todos os avós, que assim como dona Francisca, dão seu carinho, sabedoria e cuidado aos seus netos, filhos, bisnetos, tataranetos e todos que os cercam. Feliz Dia dos Avós!