Comemorado em 15 de julho, a data é um apelo para que “eles” cuidem mais da saúde. O médico nefrologista e diretor clínico da Pró-Rim, Dr. Franco Krüger dá algumas orientações sobre a prevenção do público masculino.
O Dia do Homem, celebrado nesta quinta-feira (15/07) foi criada em 1992 com o intuito de conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados com a sua saúde. De acordo com o médico nefrologista Dr. Franco Krüger, Diretor Clínico da Fundação Pró-Rim, “de um modo geral os homens ainda são mais resistentes à prevenção e acreditam que a representação de cuidar da saúde é uma tarefa predominantemente feminina, enquanto eles se dedicam ao trabalho”.
Estatística
É importante destacar que 61% dos pacientes renais em hemodiálise na Fundação Pró-Rim (449), são homens, enquanto as mulheres representam 38,91%, ou seja, 286. “Geralmente os homens descobrem a doença quando os rins param de funcionar e eles são obrigados a fazer hemodiálise”, avalia o médico.
Doenças renais
Para o médico nefrologista, as doenças renais que mais afetam os homens são: cálculos renais (pedra nos rins), infecção renal ou pielonefrite, cistos renais, tumor ou câncer de rim e perda da função renal (insuficiência renal). Como prevenção, ele sugere hábitos saudáveis, controle da pressão arterial e da glicemia, alimentação equilibrada e exercício físico.
Álcool e tabaco
Ele também adverte que o uso abusivo do álcool e tabaco pode levar ao desenvolvimento de vários tipos de doenças. “As mais frequentes são a cirrose, gastrite e enfisema pulmonar, além de serem fatores de risco para a doença renal crônica”, destaca o Diretor Clínico da Fundação Pró-Rim.
Léo Saballa
Comunicação – Fundação Pró-Rim