Os rins são os órgãos responsáveis pela eliminação do excesso de sal e de líquidos do corpo. Quando eles não funcionam adequadamente e é necessário fazer diálise, o sal e os líquidos consumidos ficam acumulados e aumentam o peso. O alto ganho de peso líquido entre as sessões de diálise pode trazer sérias consequências como: aumento da pressão, risco de infarto, derrame e de edema agudo de pulmão, que podem levar à morte.
Por este motivo, no inverno, o cuidado deve ser redobrado principalmente com o consumo de sopas, caldos, chás, chimarrão e outras bebidas quentes, pois todas são líquidos. Além do excesso de líquidos deve-se ter cuidado também com potássio, portanto, siga as dicas abaixo:
- Cozinhe sempre os vegetais antes de consumi-los, como: chuchu, espinafre, couve-flor, quiabo, berinjela, vagem, brócolis, batata, mandioca, abobrinha, podem ser ingeridos à vontade se forem cozidos sem casca, cortados em pequenos pedaços e em boa quantidade de água, sendo que esta água deve ser desprezada.
- Quando preparar sopas, cozinhe o caldo em uma panela e os vegetais em outra. Depois que os vegetais estiverem cozidos, despreze a água da panela e acrescente-os ao caldo na hora de servir.
- Cozinhe os vegetais sempre antes de refogá-los ou fritá-los, como couve, repolho, batata, mandioca.
- Cozinhe os grãos, como feijão e lentilha e, como o potássio ficará no caldo, quando for se servir, coloque no prato maior quantidade de grão e menor de caldo pois nele estará todo o potássio.
- Já é comprovado que não há necessidade de trocar 3 vezes a água do cozimento do feijão para diminuir teor de potássio, portanto, deixe de molho no dia anterior, antes do cozimento despreze a água que estava de molho fora e cozinhe normalmente.
Por Tatiana Stela Krüger – Nutricionista Balneário Camboriú – CRN10 1049