Nutricionista dá dicas para manter a hidratação nos dias mais quentes.
Com a chegada do verão, e a necessidade de se hidratar constantemente, os pacientes que realizam hemodiálise devem se manter atentos ao consumo de líquidos, o que não deve ser excessivo.
Para os pacientes em hemodiálise, o consumo excessivo de líquidos pode ser perigoso, causando inchaço, aumento da pressão arterial, e também edema agudo de pulmão.
É possível manter uma boa hidratação no verão sem correr o risco de sofrer algum agravo à saúde. O cuidado com a ingestão de líquidos depende do quanto o paciente urina. Quanto menos urina, menos líquido o paciente pode beber.
Para saciar a sede e garantir uma hidratação adequada, é recomendável preferir água, chás naturais, águas saborizadas com frutas, e evitar bebidas açucaradas, como refrigerantes e refrescos artificiais, pois estes possuem grande quantidade de açúcar e conservantes, o que pode aumentar ainda mais a sede.
Uma boa estratégia para controlar o consumo de líquidos é utilizar uma garrafa graduada em mililitros, o que auxilia no controle do volume de água ou outros líquidos que esteja ingerindo.
A orientação aos pacientes renais é individualizada, portanto é necessário sempre buscar um Nutricionista para esclarecer as suas dúvidas.
Por Andrea Sczip Petres
Nutricionista
Continue lendo aqui:
– 4 Dicas para uma alimentação segura no verão.
– Ah, o verão… dicas de alimentação saudável.