A pressão alta, ou hipertensão, é uma doença muito comum que acomete uma em cada cinco pessoas. Entre os idosos, em média, o percentual chega a 50%. Crianças também podem sofrer de pressão alta.
As causas
As pessoas que apresentam pressão alta por muitos anos, sem controlá-la com medicamentos, vão minando o seu sistema vascular. As principais causas que desencadeiam a patologia são o sedentarismo, a obesidade e má alimentação, além dos fatores genéticos. Se fumar, comer muita gordura saturada, abusar do álcool, não evitar o estresse excessivo e for portador de diabetes, o processo se acelera. O sal também é um componente muito perigoso e tem relação direta com a doença.
Como acontece
O coração faz mais força porque com a idade as artérias ficam menos complacentes e oferecem mais resistência à passagem do sangue. Esta pressão resulta em lesões na parede das artérias, grandes ou pequenas.
Consequências
A hipertensão arterial é o fator de risco mais importante entre aqueles que causam morte por doenças cardiovasculares, aliás, a maior causa de morte no mundo moderno. As conseqüências mais graves são: o derrame (acidente vascular cerebral), a insuficiência cardíaca (coração grande) e a insuficiência renal (uremia). A hipertensão pode ocasionar angina cardíaca ou, até mesmo, um infarto agudo do miocárdio, associado ou não à morte súbita. Portadores de diabetes ou com histórico familiar para essas patologias precisam ficar mais alertas. Para os idosos, os perigos são ainda maiores.
Confirmação da hipertensão
A hipertensão é confirmada quando a pressão, medida várias vezes em consultório médico é igual a 14 por 9 ou maior. Isso acontece porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve.
> Como aferir a pressão arterial. Assista aqui o vídeo.
A hipertensão e os rins
A relação entre a hipertensão arterial e a saúde dos rins é muito próxima. Pode-se dizer que os rins são vítimas e ao mesmo tempo culpados pela hipertensão arterial. É que as artérias e arteríolas renais são afetadas, resultando em perda progressiva da função excretora dos rins. Se os rins deixam de eliminar o volume excedente, este por sua vez, pode aumentar ainda mais a pressão arterial.
Saiba mais:
> Hipertensão Arterial: Epidemia silenciosa que atinge 17 milhões de pessoas
> Combate à pressão alta com remédios naturais
> Veja outras dúvidas sobre a hipertensão, respondidas pelo Dr. Online.