A área de Nefrologia inclui cuidados específicos relacionados as doenças dos rins. Um dos tratamentos disponíveis é a diálise peritoneal. Assim como a hemodiálise,a diálise peritoneal tem a mesma finalidade de tirar o excesso de água e de substâncias tóxicas que deveriam ser eliminadas por meio da urina do paciente, que devido a insuficiência renal não consegue expelir naturalmente.
A diferença principal desse processo é que ao invés dele ser feito em uma unidade de hemodiálise e com ajuda da equipe de enfermagem o tratamento pode ser feito em casa, o próprio paciente é treinado juntamente com os familiares para realizar a terapia em domicílio.
A função da diálise peritoneal é a retirar as escóreas e o excesso de líquido através da membrana peritoneal, membrana essa que recobre todos os nossos órgãos e é altamente vascularizada e porosa, que tem a capacidade de fazer essas trocas, por meio da infusão de uma solução de diálise, onde o princípio ativo é a glicose, que realiza a filtragem do sangue e ultrafiltração de líquidos por métodos de convecção e osmose.
Esta tarefa exige cuidados específicos, mas é uma opção de tratamento, que pode ser muito bem sucedida, oferecendo qualidade de vida ao paciente.
Escolhi a diálise peritoneal
Quando o paciente decide por este tratamento, conforme indicação médica, ele passa por um procedimento cirúrgico de implantação do cateter peritoneal (no abdômen), além disso recebe todo o treinamento de capacitação para o autocuidado. O material e a máquina são disponibilizado para o seu tratamento e chega na sua residência.
Além disso, temos a opção de fazer a diálise em pacientes com urgência dialítica, os quais implantam o cateter peritoneal durante a internação, logo após o diagnostico da DRC e em seguida iniciam a terapia no hospital. Após alta, a clínica disponibiliza um espaço para esses pacientes realizarem o treinamento e a diálise até bom aperfeiçoamento da técnica e chegada do material. Para iniciar em casa dentro de 4 semanas.
Existem dois métodos de diálise peritoneal. O método manual chamado CAPD (Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua) que utiliza 4 trocas de bolsa por dia, e a DPA (Diálise Peritoneal Automatizada), na qual o procedimento acontece automatizadamente com o auxílio de uma pequena máquina, que realiza todo o processo da diálise. Este pode ser feito inclusive quando o paciente está dormindo. A modalidade é definida junto com o paciente, mas a grande maioria opta pela automatizada.
Apoio da equipe
A Pró-Rim conta com uma equipe preparada para o atendimento dos 150 pacientes que optaram pela diálise em casa. A diálise peritoneal proporciona ao paciente uma melhor qualidade de vida, pois o mesmo consegue manter suas atividades diárias, tem autonomia sobre o seu tratamento, fica mais próximo dos seus familiares, além disso, tem maior liberdade para viagens e passeios, o que ajuda no seu bem estar.
Muitas vezes por insegurança, falta de tempo até mesmo de conhecimento os pacientes preferem a hemodiálise. Por isso os pacientes com indicação são avaliados. Nessa avaliação inicial com o paciente e familiar é explicado sobre as TRS, e orientado sobre os cuidados e vantagens dos tratamentos, pós é decidido junto com o paciente e familiares a escolha do tratamento, sendo ela no domicílio ou na clínica. “Sempre levamos em consideração questões psicológicas, assistenciais, socioeconômicas e culturais do paciente” contando sempre com o apoio da equipe multidisciplinar. Quer saber mais sobre este tratamento consulte o Dr. Online
Saiba mais:
> Diálise peritoneal: 7 perguntas e respostas.
> Conheça as histórias dos nossos pacientes renais e transplantados.
>Serviço de Diálise Peritoneal está entre os cinco maiores centros do Brasil.