Visitas acontecem há 15 anos e trazem otimismo e vontade de viver para quem faz hemodiálise.
Desde 2003, uma vez por ano, cerca de 180 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio do Colégio dos Santos Anjos de Joinville, são sorteados para visitar os pacientes em hemodiálise na Fundação Pró-Rim. Nos dias 9 e 10 de Abril eles foram distribuídos em seis grupos que se caracterizaram de personagens bíblicos, tocaram violão, cantaram e leram cartas de otimismo aos pacientes renais. “Além de conhecer uma pessoa que passa por dificuldades, a gente vê como é a sua realidade e ao mesmo tempo se coloca no lugar dela”, explica Isabele Vieira, de 15 anos, que escreveu uma carta para um paciente renal.
CARTINHA
Na carta, a aluna prega otimismo e solidariedade: “Esse ano o nosso projeto se chama Contagiar Pelo Bem. Por isso, quero te desejar uma boa recuperação. Você é uma pessoa guerreira. Que você possa sempre se manter de pé diante das dificuldades e nunca se esqueça que Deus te ama muito. Estou sempre orando por ti. Você é muito especial e não está sozinho. Espero que o senhor tenha gostado de receber minha cartinha. Com carinho, Isabele”. Para o Paciente Antônio Alves, 56 anos, “essa visita faz muita diferença e torna a vida mais leve. Além de trazer energia positiva e muito carinho, eu fico com a certeza que têm pessoas preocupadas com a vida gente. Dá mais força pra gente viver”.
MÃE ORGULHOSA
Adriana Oliveira é mãe do aluno Matheus de 15 anos e decidiu acompanhar o filho. Ela garante que ajudar neste projeto está sendo uma realização tanto para ela e o filho. “Eu vejo que ele cresce com generosidade o coração e isso representa muito amor e cuidado pelo próximo. Qual a mãe que não se emociona ao ver o filho adolescente praticar a solidariedade?”.
Para a professora Luciara Azevedo Baraúna, o objetivo principal da escola, é levar aos pacientes renais um pouco mais de esperança, alegria e motivação. “É um exercício de solidariedade e de humanidade. Há muita gente inteligente, porém poucas são humanas de coração. Então é isso que precisamos: Sejam gentis, solidários e deixem mensagens que a vida é muito bonita, o maior presente que Deus concedeu para gente”.