Quando chegamos à adolescência, muitas transformações acontecem em nosso corpo simultaneamente. Os hormônios começam a controlar nossa vida: a voz e a pele se modificam, crescemos em um ritmo acelerado, enfim, deixamos de ser crianças para nos tornarmos adultos.
No meio de todas estas transformações, ainda vivemos à procura de nossa identidade a respeito da imagem corporal. As garotas, principalmente, adotam novidades que oferecem promessas de magreza, os garotos já desejam “músculos” definidos… Mas a maioria dos adolescentes esquece do mais importante: A SAÚDE.
As necessidades de nutrientes tornam-se maiores na adolescência e as escolhas feitas durante este período afetam profundamente a saúde, no presente e no futuro. A necessidade de ferro, por exemplo, é mais alta para que as meninas tenham uma menstruação sadia e os meninos desenvolvam a massa corporal magra (músculos).
Neste momento, começam a surgir muitas dúvidas… Quais são os alimentos que devem estar presentes na dieta? Quais devem ser evitados? O aparecimento de acne (espinhas e cravos) está relacionado à alimentação?
No início pode parecer difícil conseguir um equilíbrio no meio de tantas transformações, mas não é impossível.
Para solucionar alguns dos seus “problemas” e responder suas dúvidas, aprenda a ter alguns cuidados com sua alimentação:
• Procure ter uma alimentação com vários tipos de alimentos, de cores diferentes, como por exemplo: folhas verdes, legumes amarelos e vermelhos, frutas, arroz, feijão, macarrão, pão, aveia, farelo de trigo, leite e seus derivados, carnes magras.
• Prefira alimentos integrais.
• Consuma diariamente alimentos que sejam fontes de proteína – como leite e derivados, carnes, vísceras, etc. As proteínas são a matéria-prima para que as células cresçam e se multipliquem, o que ajuda o crescimento tanto dos músculos como dos ossos.
• Você pode consumir sanduíches, mas escolha aqueles que contenham verduras e legumes. Cuidado com os molhos adicionados, como a maionese, que contém muita gordura.
• Consuma frutas diariamente. In natura, na forma de suco, ou como salada de frutas. Estes alimentos são grandes fontes de vitaminas e minerais que ajudam o organismo a entrar em equilíbrio, facilitando o seu crescimento e o desenvolvimento.
• Inclua na alimentação alimentos ricos em fibras, como farelo de trigo, germe de trigo, aveia, granola, frutas com casca e verduras cruas, pois eles ajudam o intestino a funcionar normalmente, além de darem uma sensação de saciedade maior, evitando que a gente coma mais do que o nosso corpo necessita.
• Não fique muitas horas sem comer, pois o corpo precisa de combustível, de energia para desempenhar todas as suas funções adequadamente. Deixar de tomar café da manhã ou de almoçar prejudica o desenvolvimento intelectual e o rendimento escolar.
• Use menos refrigerantes, sorvetes, doces (balas, biscoitos recheados, chocolates, etc.), salgadinhos, sucos artificiais e frituras. Além de muito calóricos, são ricos em gorduras saturadas.
• Não esqueça que a ingestão de água e a prática de exercícios físicos também são fundamentais.
Bons hábitos alimentares nesta época da vida garantem boa saúde quando adulto e previnem doenças renais, do coração, hipertensão arterial, intestino preso, diabetes, obesidade, certos tipos de câncer, acne (cravos, espinhas), celulite, entre outros.
Por: Tatiana Stela Krüger – Nutricionistas – CRN10 1049