A esperança do transplante faz com que muitas pessoas venham de longe em busca de uma mudança de vida. Assim foi com a Edinalva Dias de Oliveira, que veio de Marabá (PA) para Joinville (SC) com a perspectiva de vida nova com um transplante.
Ela conheceu o trabalho da Pró-Rim em uma reportagem no Jornal Nacional, e teve a certeza de que sua chance estava aqui. “O caminho mais fácil que você tem é desistir, mas não podemos fazer isso”, comenta sobre a mudança de estado. Depois de três meses de tratamento, ela recebeu a tão esperada ligação em junho de 2018: “Eu estava dormindo, parecia que era um sonho! Foi a melhor ligação da minha vida”.
Edinalva, como muitos outros pacientes transplantados, são gratos pelo gesto de amor ao próximo com a doação de órgãos e o consentimento das famílias. “Mesmo diante da dor, uma família teve essa atitude generosa, sou muito grata a eles onde quer que estejam. E que a nossa história sirva de exemplo para todos dizerem ‘sim’ à doação de órgãos”, complementa ao lembrar de toda a trajetória até a vida nova.
Esta é uma das “Histórias de Amor à Vida” das centenas que tiveram suas vidas transformadas pelo transplante renal