A época do carnaval é caracterizada por muitos dias de festa, o que significa atividade física e suor em excesso, ingestão de bebidas alcoólicas e poucas horas de sono. Para curtir ao máximo o carnaval sem que o corpo fique exausto, é fundamental cuidar da alimentação.
Feijoada e churrasco devem ser evitados, pois a gordura demora a ser digerida e irá prejudicar a diversão do folião. Ao escolher algum petisco para comer durante a festa fique atento as condições de higiene, pois estes alimentos podem estar contaminados por bactérias que causam intoxicação alimentar.
Uma dieta saudável durante o carnaval deve ser rica em carboidratos integrais, cereais e proteína com pouca gordura. Por exemplo, arroz integral, ou pão integral com recheio de queijo branco, peito de peru ou carne magra como peito de frango, bife grelhado e peixes.
Para prevenir a desidratação causada pelo excesso de transpiração, consuma muita água, sucos naturais de frutas e água de coco que repõem os eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloro perdidos com a transpiração. Os sucos de frutas são uma ótima opção, pois além de hidratarem, fornecem um açúcar natural (frutose) que repõe a energia consumida.
Alimente-se durante a festa e não fique mais que 4 horas sem se alimentar. Escolha alimentos leves e que favoreçam uma rápida digestão, hidratação e nutrição, como barrinhas de cereais, frutas, inclusive desidratadas ou então sucos.
Caso consuma bebidas alcoólicas, beba com moderação e nunca com o estômago vazio. As bebidas são muito calóricas e aumentam a diurese, o que pode elevar o risco de desidratação. Intercale as bebidas alcoólicas com água e alimentos (sementes oleaginosas: castanhas, amendoim ou azeitonas), para retardar o efeito do álcool. A água irá proporcionar a eliminação mais rápida dos metabólicos do álcool.
Por Rafaela Gonzaga dos Santos
Nutricionista da Fundação Pró-Rim
Saiba mais:
– Cuidados com alimentação na Semana Santa.
– 12 perguntas e respostas sobre nutrição para pacientes renais.
– População deve ter cuidado com a pressão alta. Saiba mais sobre a hipertensão.