Atendimento e tratamento na unidade conta com 26 máquinas de hemodiálise para acolher 85 pacientes da região. Além disso, o atendimento se estende aos pacientes agudos nos dois hospitais da cidade. Conheça mais sobre a unidade parceira da Pró-Rim nesta matéria.
A Unidade de Jaraguá do Sul (SC), do Centro de Tratamento de Doenças Renais (CTDR), é empresa parceira da Fundação Pró-Rim. Foi fundada em 1º de julho de 1994. Funciona anexo ao Hospital São José e presta um serviço fundamental para a população local. Além disso, atende 85 pacientes da região, sendo um caso de doença rara (Síndrome de Lesh Nhyan). Esta unidade também presta assistência aos hospitais locais, dialisando os pacientes agudos tanto do Hospital Jaraguá quanto do Hospital São José.
Hemodiálise
A enfermeira Responsável Técnica pela clínica, Thaíse Graziela Carneiro Kuster, destaca que a unidade atende especificamente hemodiálise e a referência para o cuidado dos pacientes transplantados se dá a partir do pioneirismo e da experiência da Fundação Pró-Rim, em Joinville (SC). O paciente mais jovem dessa unidade está com 16 anos.
Equipe
Segundo Thaíse, a unidade disponibiliza 26 máquinas de hemodiálise. Ela descreve a equipe de trabalho: “Esse grupo determinado que se dedica incondicionalmente aos pacientes, é formado por 30 profissionais entre técnicos de enfermagem, enfermeiras, médicas nefrologistas, estagiários de enfermagem e da área administrativa, copeira, psicóloga, nutricionista, auxiliar de estoque e assistente social. Ainda dispõe do trabalho de duas auxiliares de serviços gerais terceirizadas”.
Doações
Ela também faz agradecimento ao segmento empresarial que ajuda nas atividades. “Recebemos doações no período mais crítico da pandemia, como os jogos da Trada – Portas Especiais, as barrinhas da Banana Brasil e os doces da Chocolate Luzia. Contamos também durante anos com o estágio curricular dos alunos do curso de Psicologia da Anhanguera – FAMEG. Fomos beneficiados ainda com as doações da Associação dos Doentes Renais”, acrescenta Thaíse. Por tudo isso, a enfermeira manifesta “gratidão a todos que colaboram para ajudar de uma forma ou de outra os pacientes renais em vulnerabilidade social”.
Confira algumas fotos da unidade de Jaraguá do Sul (SC):
Léo Saballa
Comunicação – Fundação Pró-Rim