Confira o artigo escrito por Dr. José Aluísio sobre a importância dos sonhos e de fazer acontecê-los, como foi a construção da Fundação Pró-Rim.
A professora Herondina, avó do nosso presidente da Fundação Pró-Rim, Dr. Marcos Vieira, dizia que Fé é uma palavra com duas letras. “F” de fazer e “E” de esperar em Deus. Ensinou, portanto, que a fé não existe sem o esforço de construir, mudar a situação que se espera modificar. “E” de esperar em Deus significa que existe o componente de confiança que não necessita de prova depositada na ideia que Deus existe.
A frase “tudo posso naquele me fortalece” talvez exprima com ênfase o que seja a fé. Portanto, ter fé é bom e impulsiona as pessoas para frente e fortalece a esperança para seguir vencendo. A confiança, por outro lado, está assentada em algo mais objetivo. O saber, a experiência de vida ou muitos anos de trabalho, alicerçam decisões na vida diária. A decisão de casar bem, mudar de emprego ou modificar o rumo da vida é mais sólida quando alicerçada com fé e confiança.
Grandes decisões que mudaram o curso da humanidade, também foram tomadas com fé e confiança. Julio Cesar ao citar a frase “Alea jacta est” (a sorte foi lançada) as margens do Rio Rubicão, decidia ali marchar sobre Roma e tornar o Império Romano um dos maiores da história. John Kennedy, no seu discurso inaugural, ao prometer ao mundo que em 10 anos os americanos chegariam até a lua, o fez com fé e confiança na força de seu país, para mudar tecnologicamente a história da humanidade. Dom Pedro I ao dar o grito de Independência às margens do Rio Ipiranga, mudou a história do Brasil, tornando-o um país livre. Todas essas atitudes, assim como muitas em nossas vidas, foram tomadas em momentos decisivos, que sem a fé e a confiança não teriam efeito realizador.
Na Fundação Pró-Rim também tem sido assim. A decisão de criá-la foi com a esperança de melhorar o tratamento dos pacientes renais. Ao comprar o terreno da Fundição Tupy, onde abriga o nosso local de trabalho, Dr. Hercílio e eu, após muito pensar, decidimos juntos enfrentar o primeiro grande problema financeiro, porque tínhamos fé e confiança que estávamos caminhando para frente.
Assim foi também para criar em diferentes momentos da nossa trajetória, as nove unidades em diferentes cidades que fazem parte do nosso grupo de trabalho. Com fé e confiança em nossos colegas e colaboradores criamos a residência médica e muitos de nós fizemos cursos de especialização, mestrados e doutorados. Com fé e confiança investimos nas pessoas, coração e alma da Fundação Pró-Rim. Com esse pensamento já somos grandes, respeitados, já estamos perto dos 2.000 transplantes, tratamos mais de 1.000 pacientes por diálise, fazemos milhares de consultas multidisciplinares e distribuímos amor e solidariedade para nossa gente mais sofrida. Um trabalho magnífico de muitos.
Mas precisamos mais. Um hospital referência que seja o melhor do país; um centro de ensino e pesquisa (IPREPS) maior, com mais cursos presenciais e à distância; intercâmbio com universidades; projeção nacional e internacional. Também almejamos investimento maior em profissionais médicos, professores, pesquisadores psicólogos, enfermeiros, atendentes de qualidade invejável, que cause admiração em todo o país pelo seu saber e dedicação ao trabalho. Tudo isso poderemos conseguir como conseguimos criar a Fundação Pró-Rim, que para muitos era impossível. Isso acontece e acontecerá porque acreditamos que tudo é possível com fé e confiança, como ensinou a professora Herondina.
Dr. José Aluísio Vieira
Fundador e ex-presidente da Fundação Pró-Rim