Diplomação do fundador da Fundação Pró-Rim é o reconhecimento como destaque da medicina de SC
O médico nefrologista Dr. José Aluísio Vieira, é membro da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina desde 2005 e ocupa a cadeira de número 30 entre os 40 médicos integrantes deste seleto colegiado. Na noite da última sexta-feira (29/11), ele foi diplomado como Emérito da Academia, ou seja, reconhecido pela comunidade médica como destaque na Medicina de Santa Catarina. Foi o primeiro médico joinvilense a receber essa honraria ao longo da história da Academia de Medicina do Estado de SC.
“A minha vida acadêmica e profissional é que sustenta esse título que recebo agora. Tem tudo a ver com o trabalho desenvolvido à frente da Fundação Pró-Rim, da qual sou fundador e fui presidente”, acentua o médico. A Pró-Rim, conta com mais de 500 funcionários. É referência nacional na área da nefrologia e realizadora de mais de 1.700 transplantes renais.
José Aluísio Vieira comandou a equipe que realizou o primeiro transplante renal em Joinville, em 22 de julho de 1978. Por 11 anos consecutivos a Pró-Rim figura entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil e no ano passado foi eleita a melhor na área da saúde. Além disso, foi contemplada com reconhecimento internacional de qualidade em tudo o que faz e é avaliada com aprovação maciça dos pacientes.
“Pessoalmente recebo com orgulho essa diplomação que me permite ficar ao lado de 13 colegas médicos, ilustres, que também foram homenageados e honram a medicina de Santa Catarina. Esse momento representa para mim uma felicidade humilde na qual reconheço a importância de tantas pessoas que me ajudaram nesta caminhada de médico”, avalia.
Qual a orientação que o homenageado deixa aos jovens médicos que estão começando a sua vida profissional?
“Não tem segredo: Estudar muito, pesquisar, se aprimorar, investigar, trabalhar em equipe, ser honesto nos seus diagnósticos e nas suas atitudes, ter a mão estendida ao paciente e colocá-lo sempre em primeiro lugar”.