Para explicar o colesterol, hoje vamos voltar ao conceito de que o nosso sistema circulatório, por onde passa o sangue, é similar ao encanamento da nossa casa.
E quem já morou em casa já teve o desprazer de limpar uma caixa de gordura. Se você nunca passou por esta experiência, com certeza já deve ter tido problemas com uma pia da cozinha entupida, certo? Bom, vamos então recordar a situação: você abriu o encanamento da pia, ou a caixa de gordura da casa e viu o que? A gordura toda aderida ao cano, em alguns lugares mais grossa, precisando até mesmo de força ou do auxilio de um formão para retirar. A gordura fica tão dura, que chega a parecer uma pedra!
No corpo da gente não é diferente. Quando o médico fala que o colesterol e os triglicerídeos estão altos, é isso que ele quer dizer: está sobrando gordura! E da mesma forma que na nossa cozinha, ela vai se acumular nos nossos “canos” (as artérias) e prejudicar a circulação do sangue. Se o sangue serve para nutrir o organismo e se ele não consegue chegar em alguma parte do corpo devido a esta obstrução, o que vai acontecer? Esta porção vai sofrer uma isquemia, que é o termo usado para a falta de sangue, e pode até necrosar.
Na cozinha de casa, a gente às vezes faz uma pressão com a mão, ou usa um desentupidor para melhorar e a água descer mais rápido. Por que isso acontece? Porque quando aplicamos pressão, um fragmento de gordura se solta e libera a passagem da água. Em casa isso não é problema, já que a caixa de gordura vai para o esgoto que é mais calibroso ainda. Mas no corpo da gente os canos vão ficando cada vez mais finos, até chegar a espessura de um fio de cabelo, a fim de irrigar todo o corpo. Então, quando ocorre uma elevação da pressão, ou qualquer outra variação que causa a liberação de um fragmento da placa de ateroma (nome dado a gordura depositada nas artérias), este fragmento vai circular pelo corpo até encontrar um vaso de menor calibre que ele, onde ficará alojado e causará a isquemia. Se isto acontecer no cérebro, a pessoa poderá ter uma AVC (acidente vascular cerebral), no coração ocorrerá um infarto, nos olhos poderá levar a lesão no fundo de olho (nos pequenos vasos do olho causando prejuízo a visão), e assim por diante.
E vale ressaltar que a semelhança com a casa não pára por ai. Na cozinha, o que causa o problema é colocar sujeira no ralo, ou retirar o ralo. No corpo, na maioria das vezes, o colesterol entra por onde? Pela boca.
Pensou que acabou? Que nada! Tem mais coisas para comparar, no próximo artigo!
Por: Drª Céres Felski