
No começo de março a Fundação Pró-Rim recebeu o intercambista da Colômbia Hector Julian Perez Madrid, 23 anos. O intercâmbio vem de uma parceria da Pró-Rim com a AIESEC, plataforma internacional de desenvolvimento.
A primeira semana de Julio, como é chamado, foi de interação com os setores e funcionários. Ele ficou impressionado com o setor de hemodiálise, em aprender com a equipe de enfermagem como as máquinas funcionam e todo processo dialítico.
O estudante já fez 5 anos e meio de medicina na Universidade de Antioquia na cidade de Medellín, onde nasceu e mora até hoje. “Tivemos algumas práticas, contato com casos de pacientes renais, mas não se iguala a oportunidade de imergir no tratamento e atendimento dos pacientes renais, como vou ter com a equipe médica da Pró-Rim”, destacou.
Julio sempre quis realizar intercâmbio em um país próximo da Colômbia, para conhecer um novo idioma, cultura e conhecer outras práticas da medicina. Poupou dinheiro e chegou ao Brasil já em dezembro, onde ficou em outra instituição desenvolvendo alguns projetos de promoção da saúde até chegar à Fundação Pró-Rim.
Ele ficará por duas semanas na clínica médica, estagiando com os médicos e residentes na área de hemodiálise, diálise peritoneal, atendimento ambulatorial e transplante. Julio está feliz e impressionado com o jeito de ser do brasileiro. “As pessoas se esforçam para te ajudar. São alegres, carinhosas e compreensivas”.