Um reconhecimento do município aos projetos com impacto social para a cidade
Equipe de Projetos da Pró-Rim foi receber o certificado
Desenvolver uma alimentação equilibrada e saudável para os pacientes renais é o tema do projeto “Refeição Solidária”, da Fundação Pró-Rim. O programa recebeu no dia 07/10, o selo “O Farol”, reconhecimento da cidade de Joinville a projetos de impacto socioambiental.
A intenção com o selo é dar às entidades maior credibilidade aos projetos, segurança aos apoiadores e publicidade para ações que fazem a diferença na cidade.
O projeto “Refeição Solidária” tem por objetivo promover uma alimentação equilibrada para os pacientes durante as sessões de hemodiálise. Segundo Naidsa Kendrik, Analista de Projetos da
Fundação Pró-Rim: “a necessidade do projeto veio através de análises das carências em torno da alimentação dos pacientes renais”, explica.
O projeto pode ser apoiado tanto por pessoas físicas como jurídicas e nas formas que acharem adequadas, seja por meio de doações de alimentos prontos, lanches ou dinheiro para o custeio dessas refeições. “Além de auxiliar os pacientes, o projeto visa também a redução de custos e melhoria da assistência ofertada ao paciente renal”, complementa Naidsa.
“A concepção do Refeição Solidária e o recebimento dessa certificação foi um esforço de toda a equipe de projetos e vai abrir muitas portas para a Fundação Pró-Rim, trazendo ainda mais reconhecimento ao projeto”, afirma.
Para fazer parte do projeto, os interessados podem entrar em contato através do e-mail projetos@prorim.org.br ou entrar em contato pelo telefone (47) 9 8402-7521 (Juliana Carvalho – Coordenadora de Relacionamento). O projeto passa a ser fixo no escopo de projetos sociais da Fundação e pode ser aderido pelas empresas em qualquer momento do ano, com doações pontuais ou frequentes.
Se você se interessou pelo Refeição Solidária e quer mais detalhes,
só clicar AQUI
Segurança alimentar para os pacientes
Segundo a coordenadora do serviço de nutrição da Fundação Pró-Rim Jyana Gomes Morais, a doença renal crônica interfere na absorção e eliminação de vários nutrientes. Por isso, a alimentação do paciente renal deve ser criteriosa e personalizada para evitar distúrbios como uremia, hiperpotassemia e outros problemas. “A orientação do paciente renal deve ser sempre muito individualizada, mas de um modo geral, é importante o cuidado com sódio (sal) e priorizar uma alimentação saudável evitando os alimentos ultraprocessados”, explica Jyana. “Cada fase da doença renal vai impor alguma orientação mais específica com o aporte de proteínas no tratamento conservador ou a ingestão hídrica para quem faz diálise”, complementa.
O Farol
O Farol é uma unidade e um programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE) de Joinville (SC). É responsável por oferecer espaço colaborativo com o objetivo de orientar pessoas e entidades que atuam ou desejam atuar nas áreas de empreendedorismo social, cultural e esportivo e buscam apoio por meio de parcerias com a iniciativa privada e/ou editais públicos.
Com o selo, o Refeição Solidária entra no portfólio de projetos “O Farol”, ganhando visibilidade na comunidade joinvilense e com as grandes empresas da cidade para captação de recursos.
Projeto destaca objetivos 2 e 3 do Movimento ODS
A Fundação é signatária do movimento ODS em Santa Catarina, um movimento social comprometido com a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovada pelos países membros da ONU durante sua 70ª Assembleia Geral realizada em setembro de 2015, em Nova York. O projeto “Refeição Solidária” compreende os objetivos 2 e 3, respectivamente: “Fome Zero e Agricultura Sustentável” e “Saúde e Bem-Estar”.
O Farol fica localizado na rua Max Colin, 550, no bairro América (antiga prefeitura de Joinville).
Fernando Rodrigues — Comunicação Pró-Rim