Hidronefrose é uma dilatação do rim, conhecida como inchaço renal
provocada pelo acúmulo de urina no rim.
O atleta Gerson, do Flamengo, foi internado no último domingo (18) com dores abdominais. Em um hospital do Rio de Janeiro, ele foi diagnosticado com hidronefrose com infecção renal. A notícia pegou os torcedores do Flamengo de surpresa e o atleta precisou passar por exames para saber a origem da infecção, além de um melhor acompanhamento e tratamento médico. Mas você sabe o que é hidronefrose?
O médico nefrologista da Fundação Pró-Rim, dr. Marcos Vieira, explica que a hidronefrose é uma dilatação do rim, conhecida como inchaço renal em consequência ao acúmulo de urina no rim. Abaixo, dr. Marcos dá mais detalhes sobre este problema renal.
Qual a causa da hidronefrose?
Dr. Marcos Vieira: Em geral, isso ocorre por um processo obstrutivo em que o rim não consegue eliminar a urina, como um cálculo ou pedra, ou ainda o aumento das dimensões da próstata. Pode ocorrer em virtude de doenças tumorais como câncer de bexiga ou do colo uterino, que instruem a saída de urina do rim para a bexiga. Na infância é mais comum por refluxo vesicoureteral (quando a urina volta da bexiga para o rim) ou por uma alteração na formação, como o estreitamento do canal na junção do rim com o ureter, conhecido como estenose da junção pieloureteral.
Pode atingir qualquer grupo de pessoas?
Dr. Marcos Vieira: Pode afetar crianças e adultos dependendo do quadro clínico e da doença que está causando o problema.
Como é realizado o tratamento?
Dr. Marcos Vieira: O tratamento visa a desobstrução do rim. Também é importante avaliar a causa que está levando à hidronefrose. Pode ser a retirada de um cálculo, o tratamento de uma próstata aumentada, de um processo infeccioso e obstrutivo ou uma malformação do trato urinário, que pode precisar de cirurgia.
Em geral, a hidronefrose ocorre por um processo obstrutivo em que o rim não consegue eliminar a urina, como um cálculo ou pedra, ou ainda o aumento das dimensões da próstata.
A pessoa diagnosticada com hidronefrose pode precisar de hemodiálise?
Dr. Marcos Vieira: A hemodiálise pode ser necessária se a hidronefrose for dos dois rins e, como consequência de um tempo prolongado de obstrução os rins, perderem a capacidade de filtrar o sangue. Caso a doença seja de um lado somente e o outro rim funcionar normalmente, não teria necessidade de hemodiálise. Mas é sempre necessária uma avaliação médica.
Josi Tromm Geisler — Comunicação Pró-Rim