Nutricionista da Pró-Rim dá dicas para evitar contaminações alimentares no período de férias.
Fim de ano é sinônimo de celebração, época de passear, viajar com a família e muitas vezes fazer refeições fora de casa. Pensando nisso, elaboramos 4 dicas para ter uma alimentação segura neste período.
1) Higiene: Ao entrar em um estabelecimento, não deixe de observar se o local está limpo, se não há lixo em local inadequado, cheiros estranhos e insetos (moscas e baratas). Se as pessoas que preparam ou servem os alimentos estão vestidas com roupas limpas, têm as unhas curtas, os cabelos presos e protegidos com touca.
2) Temperatura dos alimentos: Ao frequentar restaurantes que oferecem autosserviço, veja se os alimentos quentes encontram-se em equipamentos capazes de manter corretamente a temperatura; prefira alimentos que estejam muito quentes ou muito frios. Faça a sua parte, não espirre ou tussa em cima dos alimentos que estão expostos ao consumo;
3) Cuidado com os alimentos mal cozidos: Tome cuidado com carnes mal passadas (especialmente hambúrgueres), molhos a base de maionese, saladas cruas (especialmente as folhas), ostras, mariscos, peixes crus (ex.: sushi, sashimi). Só coma ovo bem cozido (com gema e claras duras). Se decidir por esses pratos, escolha lugares de confiança quanto aos cuidados com a higiene e a segurança dos alimentos.
4) Marmitas: Quando levar “quentinhas” procure ir o mais rápido possível para casa e guarde logo na geladeira até a hora de consumir o alimento.
Seguindo essas dicas, você terá menos risco de adquirir contaminações alimentares. São pequenos cuidados que lhe garantirão uma alimentação no verão muito segura! Além disso, não esqueça de consumir muito líquido para manter-se bem hidratado!
Prevenção é saúde! Boas férias!
Por Rafaela Gonzaga
Nutricionista da Pró-Rim
Fonte: PAS Consumidor. Guia para uma Alimentação Segura. Brasília: SENAI/DN, 2009.