O médico nefrologista da Fundação Pró-Rim, Dr. Paulo Cicogna esclarece as dúvidas sobre a Nefrite.
O que é nefrite
É uma síndrome que provoca inflamação do rim. Pode afetar tanto homens quanto mulheres. Em alguns casos ela pode causar dor, mas normalmente não dói. É um conjunto de doenças que pode ter várias causas. Por exemplo, a ingestão exagerada de medicamentos. Entre os remédios mais agressivos para os rins estão os antiinflamatórios. Eles são muito eficientes, porém, perigosos, se tomados sem a recomendação médica. Aliás, qualquer tipo de automedicação indiscriminada é um sério risco à saúde.
O rim é um órgão muito sensível ao uso de remédios e a utilização indiscriminada, por longo tempo, pode até fazer o rim parar de funcionar e levar à insuficiência renal aguda. Durante esse período é preciso se submeter a algum tratamento para substituir a função do rim, inclusive hemodiálise.
>Leia também: Os perigos da automedicação.
Outras causas da síndrome
Também podem causar nefrite: infecções por bactérias, vírus e outros; doenças autoimunes – como por exemplo Lúpus eritematoso sistêmico, Síndrome de Sjogren, doença sistêmica; exposição prolongada às toxinas como lítio, chumbo, cádmio ou ácido aristolóquico. Doenças auto-imunes ocorrem quando o organismo desta pessoa acha que o rim dela está atrapalhando o seu corpo e então começa atacar esse rim. Esses casos acontecem em qualquer faixa etária e cada uma pode ter um quadro clínico diferente. Além disso, pessoas com vários tipos de nefropatias, câncer, diabetes, glomerulopatias, HIV, doença falciforme têm maior risco de sofrer de nefrite.
Sintomas
Os sintomas de nefrite podem ser: diminuição da quantidade de urina; urina avermelhada; excesso de suor, especialmente no rosto, mãos e pés; inchaço dos olhos ou das pernas; aumento da pressão arterial e presença de sangue na urina.
Como prevenir
É importante fazer anualmente um exame de creatinina que é simples e barato. Este exame revela como está a função do rim. A partir daí, o médico vai fazer uma investigação até chegar à nefrite. É fundamental também ter muito cuidado com os remédios que se toma, e só fazer isso sempre com orientação médica. Ao sentir que algum medicamento não faz efeito ou traz efeitos anormais, avise ao médico para trocar a medicação.
Como é o tratamento
O tratamento vai depender do tipo de nefrite e, por isso, no diagnóstico de uma nefrite aguda o tratamento pode ser feito com repouso absoluto, controle da pressão arterial e redução do consumo de sal. Se a nefrite aguda foi provocada por uma infecção, o nefrologista pode prescrever um antibiótico. Normalmente o médico atua na retirada dos sintomas porque são poucos os casos que evoluem para insuficiência renal. Uma das primeiras providências é tirar o sal da dieta, controlar a quantidade de líquidos que a pessoa ingere e usar remédios anti- hipertensivos, ou seja, para controlar a pressão, e diuréticos para aumentar o volume de diurese.
>Assista aqui a receita do SAL DE ERVAS.
Nefrite em crianças e adolescentes
A nefrite pode acometer pessoas de todas as idades. Uma das causas que mais afeta crianças é a glomerulonefrite pós-estreptocócicas. É um nome complicado, mas, simplificando: se a criança tiver uma dor de garganta ou infecção de pele, essa bactéria que causou a infecção vai alterar o corpo e causar uma nefrite. Esses casos acontecem mais em crianças e adolescentes.
Alguns casos necessitam de um diagnóstico mais preciso
Quando há um quadro de nefrite em que não se chega a um diagnóstico com exames de laboratório, a recomendação é fazer uma biópsia renal com uma agulha. É retirado um pedacinho do rim que vai passar por um processo de histologia que é para mostrar as células dessa biópsia. Aí, é possível ter um diagnostico de certeza.
Saiba mais:
> Prevenção de doenças renais: 6 perguntas e respostas.
> Doença Renal Crônica: o que é, causas e tratamentos.
Setor de Comunicação – Fundação Pró-Rim
14/08/2018