A maçã é uma das frutas mais consumidas no mundo. Devido a sua facilidade de cultivo e não possuindo sazonalidade, ou seja, sendo colhida durante todo o ano, pode ser usada de forma ampla na culinária.Sua composição de fibras, principalmente da pectina, fornece aproximadamente 10% das necessidades diárias de fibras. O consumo regular da pectina, tem se mostrado eficaz no controle da glicemia, auxiliando os portadores de diabetes a manter a boa saúde.
O consumo aproximado de 2 maçãs pequenas ao dia, fornece a dose de pectina necessária. A pectina auxilia também na redução do mau colesterol, pois forma uma barreira de fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras.Há quem diga que a maçã costuma “abrir” o apetite, mas na realidade o que os estudos demonstram é um efeito importante na saciedade. As fibras presentes na casca são do tipo insolúvel, ou seja, não são digeridas e desta forma ficam presentes por mais tempo no estômago, induzindo a sensação de saciedade.
Em numerosos estudos epidemiológicos, as maçãs foram associadas com uma diminuição do risco de doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, câncer e asma. Estudos in vitro e em animais têm demonstrado que as maçãs têm alta atividade antioxidante, podendo inibir a proliferação de células cancerosas, diminuir a oxidação lipídica e o colesterol. As maçãs contêm uma variedade de fitoquímicos, muitos dos quais foram encontrados por ter atividade antioxidante e anticancerígena.
Muitos fatores afetam o perfil fitoquímico das maçãs e são importantes a considerar como uma tentativa de compreender e maximizar os benefícios para a saúde. O nível de alguns fitoquímicos varia durante a maturação dos frutos, em resposta a luz disponível, a fase de desenvolvimento do fruto e para alguns tipos de adubação. Em geral, o armazenamento das maçãs não parece afetar, mas o processamento do suco de maçã apresenta uma diminuição dos compostos fenólicos. A casca de maçã processada retém seus compostos fenólicos e flavonóides. O consumo regular de frutas e verduras, incluindo maçãs como parte de uma dieta saudável pode auxiliar na prevenção de doenças crônicas e manutenção da boa saúde.
Fonte: BOYER, J; LIU, R.H. Apple phytochemicals and their health benefits. Nutrition Journal, v.3, n.5, may, 2004.
Por Rafaela Gonzaga dos Santos
Nutricionista