Notícias
14/02/2011
Exame de creatinina: essencial para prevenção e diagnóstico de doenças renais
O valor normal de creatinina deve estar entre 0,7 e 1,3mg/dl (homens) e entre 0,6 e 1,2mg/dl (mulheres).

 

Conhecida como “epidemia silenciosa”, a doença renal crônica atinge, principalmente, pessoas com hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus ou glomerulonefrites. Na maioria das vezes, ela chega de forma lenta, progressiva e quase sem sintomas.

Para que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível, é muito importante a realização de um exame de sangue que pode salvar vidas: o exame de creatinina. De acordo com o diretor Clínico da Fundação Pró-Rim, Dr. Marcos Vieira, “a pessoa deve fazer um exame de creatinina, parcial de urina e microalbuminuria. Para ser mais completo, faça também um ultrassom dos rins e vias urinárias”.  

O valor normal de creatinina deve estar entre 0,7 e 1,3mg/dl (homens) e entre 0,6 e 1,2mg/dl (mulheres). A creatinina está aumentada na insuficiência renal (falência aguda e crônica dos rins), doenças musculares (agudas e crônicas), por ação de medicamentos (anti-hipertensivos, antibióticos, ácido acetilsalicílico, entre outros), etc.

Apesar de tão importante na prevenção das doenças renais, o exame de creatinina não está incluído no hemograma completo, usado para o diagnóstico e controle de várias doenças. Se fizesse parte do hemograma, “muitos diagnósticos de doenças renais poderiam ser feitos de forma mais precoce, auxiliando no tratamento e evitando que muitas pessoas atinjam uma fase que necessite de transplante ou diálise”, enfatiza Dr. Marcos Vieira.

Por isso, quando você fizer um check-up em sua saúde, peça ao médico para prescrever o exame de creatinina. Ele pode ser decisivo na manutenção da sua qualidade de vida por muitos anos.

 





Conteúdos relacionados

Artigos (1)
Vídeos (0)
Páginas (0)
Notícias (0)
Dr. Online (4)
Galerias (0)
Eventos (0)




Contribua!
Diga SIM à vida
Saiba como ajudar a Fundação Pró-Rim a garantir um tratamento digno e eficiente aos pacientes renais.
Diga Sim! Faça sua contribuição
Pró Rim em números
Os números comprovam a excelência de nossos serviços e a busca constante pela qualidade.

  • 3.958 alunos formados em todos os cursos do IPREPS até dezembro de 2016
  • 31 residentes formados desde 1995

  • Pacientes sendo preparados para o transplante: cerca de 200
  • Fístulas: 157 em 2016

 

Receba Novidades

Cadastro realizado!

Central de Atendimento

 
Unidade Joinville
Rua Xavier Arp, nº 15 Boa Vista
+55 (47) 3431-3800

Redes Sociais


Copyright 2014 - Fundação Pró Rim Mapa do site
 asdas