Notícias
29/09/2017
Evento da Pró-Rim incentiva a doação de órgãos
Bate-papo com especialistas abordou principais dúvidas sobre o tema

A doação de órgãos ainda é um tema cercado de dúvidas e mitos para a sociedade. Para desmistificar esse assunto, a Pró-Rim promoveu um momento de conversa entre especialistas, estudantes e a comunidade em geral. O bate-papo foi realizado nesta quarta-feira (27/09), data que marca a Doação de Órgãos, no Instituto Pró-Rim de Educação e Pesquisa em Saúde (IPREPS).

A conversa iniciou com os depoimentos dos transplantados Aderson Carvalho Barros e Aracely Zimmermann Pauli, que contaram um pouco sobre a espera na fila pela doação de um órgão, no caso deles, de um rim e o outro de um fígado. A reflexão sobre o sentimento da perda do ente querido com o momento de decisão da doação foi abordado pela psicóloga Rosa Gasparino. Como na maioria dos casos, a família acaba optando por não aceitar a doação de órgãos, principalmente por desconhecimento do processo além da mistura de sentimentos da perda e rejeição.

As médicas Dra. Marina Abritta e Dra. Luciane Deboni, coordenadora de Transplantes da Pró-Rim, explanaram sobre o procedimento de transplante e responderam as principais dúvidas a respeito da doação de órgãos. Entre as dúvidas mais frequentes estão: quem pode ser doador, como posso ser um doador, quais documentos valem como comprovantes da minha vontade de doar meus órgãos.

A conversa, que também foi transmitida ao vivo, contou com a presença de cerca de 120 pessoas, entre alunos do IPREPS, acadêmicos de medicina da Univille e pessoas da comunidade. O evento faz parte de uma ação da Pró-Rim com os acadêmicos integrantes do IFMSA – Federação Internacional dos Estudantes de Medicina.

O evento mostrou a importância de se explorar o tema e realizar a conscientização da sociedade sobre a doação de órgãos, seja em vida ou perante a morte de algum familiar. Converse com seus familiares e exponha a sua vontade de salvar outras vidas com a doação.






Contribua!
Diga SIM à vida
Saiba como ajudar a Fundação Pró-Rim a garantir um tratamento digno e eficiente aos pacientes renais.
Diga Sim! Faça sua contribuição
Pró Rim em números
Os números comprovam a excelência de nossos serviços e a busca constante pela qualidade.

  • Funcionários: 497
  • Primeira instituição de SC na área de nefrologia a obter o selo de qualidade "Acreditada com Excelência", da ONA.

  • Fístulas: 157 em 2016
  • Única instituição de Saúde do Tocantins a receber a certificação "Acreditada com Excelência", da ONA nível III.

 

Receba Novidades

Cadastro realizado!

Central de Atendimento

 
Unidade Joinville
Rua Xavier Arp, nº 15 Boa Vista
+55 (47) 3431-3800

Redes Sociais


Copyright 2014 - Fundação Pró Rim Mapa do site
 asdas