Dia Mundial da Saúde: mudança de hábito pode garantir qualidade de vida Dia Mundial da Saúde: mudança de hábito pode garantir qualidade de vida
Além de atitudes saudáveis, o psicológico também contribui para a saúde.

Dia Mundial da Saúde (07/04) foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano de 1948, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação da saúde para garantir uma melhor qualidade de vida. Mas, como podemos garantir essa condição?

Conforme a definição da OMS, a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não consistindo apenas na ausência de doença ou de enfermidade. E isso tudo, resulta na qualidade de vida do indivíduo. Associada diretamente à autoestima e o bem estar pessoal, os fatores para esse resultado podem variar de pessoa para pessoa, tanto por sua realidade socieconômica, suporte familiar e valores culturais de sua sociedade.

Os cuidados com a alimentação, atividades físicas regulares, prevenção e visitas periódicas ao médico são essenciais para garantir e manter sua qualidade de vida. “Além disso, há cuidados individuais como a busca por um trabalho que dê satisfação, bom humor, vida em família, bom relacionamento com o companheiro (a), vontade de adquirir conhecimento e de ajudar o próximo”, enfatiza o presidente da Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira.

Apesar da qualidade de vida estar inteiramente associada a saúde, é possível que pessoas que possuam doenças crônicas, como as renais, possam desfrutar do bem-estar. “Um paciente em diálise, por exemplo, deve buscar suporte psicológico, seguir uma dieta balanceada e aproveitar ao máximo os dias livres, pensando em novos projetos de vida”, afirma Dr. Marcos.

Boa alimentação contribui na prevenção de doenças

Manter hábitos saudáveis garante que sua saúde esteja sempre em “dia”. A alimentação é um dos fatores que auxiliam na prevenção de doenças e no equilíbrio do organismo como um todo. “Isto porque os alimentos fornecem proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais, que são as substâncias necessárias para a manutenção da vida”, comenta a nutricionista Tatiane Krüger, da unidade da Pró-Rim em Balneário Camboriú.

Mas cuidado com o que você come! Prefira alimentos naturais, consuma verduras, frutas e legumes, pois são ricos em nutrientes; reduza a ingestão de alimentos gordurosos e com excesso de sal e açúcar. “A escolha dos alimentos também é fundamental, pois podemos piorar ou melhorar nossa saúde conforme a qualidade e a quantidade que optamos consumir”, enfatiza a nutricionista.

Além dos cuidados com a alimentação, outros hábitos podem contribuir com a sua saúde. Confira algumas dicas que selecionamos para que você tenha mais qualidade de vida:

Atividades físicas: pratique regularmente. Escolha um exercício que você encontre prazer e facilidade em realizar, seja individualmente ou em grupo;

Prevenção: visite e faça check-up regularmente com seu médico. A prevenção é o melhor remédio para garantir uma vida saudável;

Pense em você: dedique um tempo para fazer as atividades que você mais gosta, ou um período para relaxar;

Hidratação: não espere sentir sede para tomar um copo de água, esse é o primeiro sinal que o corpo esta ficando desidratado. Beba em média 2 litros de água por dia.

Com essas dicas, reflita como estão os seus hábitos e adote uma postura que pode melhorar sua saúde.







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  • Estamos em 2º lugar na realização dos transplantes renais em Santa Catarina.
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  • Sessões de hemodiálise em 2017: 91.000
  • Pacientes em CAPD (Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua): 86 em 2017 (79 em Santa Catarina e 07 em Tocantins).

 

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